CED - Círculo de Estudos do Discurso

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL 

Ana Lourdes Queiroz da Silva

Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada à linha de pesquisa “Linguagem, Sujeito e Discurso”. Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão, tendo desenvolvido seu projeto na linha de pesquisa “Discurso, Literatura e Memória”. Possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão e graduação em Letras pela mesma universidade. É professora do Magistério Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Monte Castelo. Além de membro do CED, é também membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Línguas e Discurso (GruPELD/UFMA). Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, memória e identidade.


E-mail: anaqueiroz@ifma.edu.br 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/6928841348068951

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1631-2386



PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim

Título: “Hoje é dia de branco!” Discursos sobre o negro no trabalho pelo viés da publicidade

Resumo: O intuito condutor desta pesquisa é verificar, por meio da análise do funcionamento do discurso publicitário que identidades são construídas sobre o negro em suas relações com o trabalho. A investigação fundamenta-se no quadro teórico-metodológico proposto por Maingueneau (2001, 2005, 2008) e por Paveau (2013), considerando os conceitos de interdiscurso e pré-discurso, a fim de explicar o funcionamento de peças publicitárias que trazem no seu bojo a relação entre negro e trabalho. O corpus de análise é constituído por materiais postos a circular a partir de 2010 (ano que demarca o surgimento do Estatuto da Igualdade Racial), em sites, revistas e outros meios midiáticos. O trajeto metodológico será estabelecido a partir de um universo de significados, valores e atitudes que não podem ser reduzidos à instrumentalização de variáveis; desse modo, a pesquisa será de natureza qualitativa.

Palavras-chave: Interdiscurso; pré-discurso; publicidade; negro; trabalho. 

Referências:
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. 2ª. ed. São Paulo: Pontes, 1993.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicações. São Paulo: Cortez, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábola, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas de Enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

PAVEAU, Marie-Anne. Memória, desmemoria e a-memória: quando o discursso volta-se para o seu passado. EIDeA – Revista Eletrônica de Estudos Linguísticos e Argumentativos, Ilheus, n. 5, p. 137 a 161, dez.2013.

PAVEAU, Marie-Anne. Palavras anteriores. Os pré-discursos entre memória e cognição. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 9, 2007.

PAVEAU, Marie-Anne. Os pré-discursos: sentido, memória e cognição. Campinas: Pontes Editores, 2013.