CED - Círculo de Estudos do Discurso

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL 

Bruno Drighetti 

Doutorando

Possui graduação em Letras (habilitação em Português e Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UFU). Atualmente, doutorando em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, onde atua em práticas de pesquisa e extensão com o auxílio da agência de fomento CAPES. Tem experiência como professor de língua portuguesa como língua materna e de língua inglesa como língua estrangeira, tendo oferecido diversos cursos para estudantes de diferentes níveis. Suas principais áreas de interesse são: Análise do Discurso; Estilística; Ensino de línguas.



E-mail: brunodrighetti@gmail.com

LINK DA DISSERTAÇÃO: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34602

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3463105488440136

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5460-3227

REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS: https://ufu.academia.edu/BrunoDrighetti



PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim

Título: O estilo de uma formação discursiva: efeitos do estilo na constituição de discursos da esfera jornalística.

Resumo: Nos estudos da Linguística, há inúmeras pesquisas que problematizam o papel desempenhado pelo estilo na constituição de um gênero discursivo, para isso tomando por base, muitas vezes, o arcabouço teórico de Bakhtin (2011), o qual abarca não apenas o fato de certos gêneros apresentarem estilos próprios, como também o fato de que este elemento é condicionado, em maior ou menor medida, à subjetividade do enunciador. Entretanto, ainda são raros, na academia, estudos que problematizem a relação entre estilo e posicionamento discursivo. Diante disso, essa pesquisa, a partir de pressupostos teóricos advindos da Análise de Discurso Francesa, especialmente as propostas de Dominique Maingueneau (2008; 2013; 2015), propõe-se a ampliar a relação apresentada por Mussalim (2010) entre estilo e posicionamento discursivo. Como forma de atingir o objetivo supracitado, serão realizadas análises de diferentes gêneros do discurso da esfera jornalística, publicados pelas revistas “CartaCapital” e “Veja” (consideradas contrastantes quanto à ideologia que as permeia), a fim de verificar de que maneira e até que ponto o posicionamento discursivo é condicionante do estilo dos textos. Desta maneira, esta pesquisa poderá contribuir para os estudos do estilo a partir de uma perspectiva discursiva, assim como para a compreensão do funcionamento dos textos da esfera jornalística.

Palavras-chave: Análise do discurso; posicionamento discursivo; estilo; campo jornalístico. 

Referências:
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. Tradução de Paulo Bezerra.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Tradução de Sírio Possenti.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Tradução de Maria Cecília P. de Souza-e-Silva.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise de discurso. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Tradução de Sírio Possenti.

MUSSALIM, F. Uma abordagem discursiva sobre as relações entre ethos e estilo. Relatório de pós-doutorado. Campinas: UNICAMP; Brasília: CNPq, 2010.