CED - Círculo de Estudos do Discurso
Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL
Dra. Fernanda Mussalim
Líder do grupo
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado (1996), Doutorado (2003), Pós-doutorado (2009) e Pós-doutorado Sênior (2018) em Linguística pela mesma universidade. Realizou Missão de Pesquisa (2013) na Université Paris-Sorbonne - Paris IV, França, sob a supervisão de Dominique Maingueneau e Estágio de Pós-doutorado Sênior no exterior (2018), junto ao Centro de Neurociências, Psicologia e Comportamento da Universidade de Leicester, Inglaterra, sob a supervisão de Briony Pulford. É Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma universidade (2018-2021). Foi Honorary Visitor Fellow (2018) na Universidade de Leicester, Inglaterra e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística (2018-2020) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa), ambos filiados à Universidade Federal de Uberlândia. Também é membro do Grupo de Pesquisa Neurolinguística Discursiva: afasia e infância e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), ambos filiados ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e interface com a Neurolinguística e as Neurociências. Suas pesquisas se desenvolveram/desenvolvem em torno dos seguintes temas: autoria; processos editoriais; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura e música); relações entre estilo e ethos; gêneros do discurso e ensino; pré-discursos e cognição distribuída. Foi membro do Conselho Editorial da Cortez Editora, na área de Linguagem (2013-2020). É coordenadora da coleção Tradução de Estudos Linguísticos da Editora da UFU (EDUFU) e membro dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso - UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos - IEL, UNICAMP; Letras & Letras - UFU; Linguasagem - UFSCar; Percursos Linguísticos - UFES; Todas as Letras - MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística - UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ - nível 2 - pelo CNPq.
E-mail: fmussalim@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0136945472934290
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6571-4296
SITE: https://www.fernandamussalim.com.br/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCGgDudtNgEzIgADz9b6MaUQ
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/fernandamussalim/
PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Título: A cena de enunciação como lócus teórico-metodológico de abordagem da relação linguagem-cognição e como embreagem discursivo-cognitiva em interações
Resumo: Analisando dados do Banco de Dados em Neurolinguística (BDN), referentes às sessões do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), espaço criado, em 1989, por Maria Irma Hadler Coudry, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), a pesquisa, que neste projeto proponho desenvolver, pretende descrever e sistematizar, a partir de um viés discursivo-enunciativo específico, um lócus teórico-metodológico que permita delinear uma entrada observacional, operacional e analítica para a relação entre linguagem e cognição, que possa ser válida não apenas para a abordagem do fenômeno da afasia, mas para quaisquer pesquisas cujo objeto teórico de interesse seja esse espaço de relação linguagem-cognição. A fundamentação teórica da pesquisa se valerá dos conceitos de cena de enunciação (MAINGUENEAU, 2006), dispositivo comunicacional (MAINGUENEAU, 2002, 2006, 2015) e da abordagem da cognição distribuída (HUTCHINS, 1990, 1995a, 1995b), ressignificada em Mussalim (2018), bem como da rede conceitual e metodológica que embasa as pesquisas e os trabalhos realizados no CCA, a partir da Neurolinguística Discursiva fundada por Coudry (1988).
Financiado pelo CNPq (Processo n. 314101/2021-7)
Vigência: 01/03/2022 a 28/02/2025
Palavras-chave: Análise do Discurso, Cena de Enunciação, Dispositivos comunicacionais, Cognição distribuída, Neurolinguística Discursiva.
Referências:
COUDRY, Maria Irma Hadler. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
HUTCHINS, Edwin. The technology of team navigation. In: GALEGHER, JOLENE; KRAUT, ROBERT; EGIDO, CARMEN. Intellectual Teamwork: social and technological foundations of cooperative work. Hillsdale, N. J: LEA, 1990. p. 191-220
HUTCHINS, Edwin. Cognition in the wild. Cambridge, MA: MIT Press, 1995a.
HUTCHINS, Edwin. How a cockpit remembers its speeds. Cognitive Science, n. 19, p. 265-288, 1995b.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
MUSSALIM, Fernanda. A dimensão discursiva da cognição ou a dimensão cognitiva do discurso. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 60, p. 7-22, 2018.