CED - Círculo de Estudos do Discurso

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL 

Anny Karoline Santana Silva

Mestranda

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2021). Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica da Unimontes - BIC/Uni (2018-2020) e como voluntária pelo Programa de Iniciação Científica Voluntária da Unimontes - ICV/Unimontes (2020-2021), sob orientação da professora Maria Cristina Ruas de Abreu Maia. Tem interesse pelos seguintes temas: Funcionamento da Autoria; Gêneros Discursivos; Mecanismos Enunciativos; Gerenciamento de Vozes; Produção e Análise de Material Didático. 



E-mail: santanakarol.silva@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2166314365038509

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3357-3908



PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim

Título: Planos de estudos tutorados de língua portuguesa do Estado de Minas Gerais: em pauta o funcionamento da autoria

Resumo: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar o funcionamento da autoria e a responsabilidade enunciativa manifestados nos Planos de Estudos Tutorados (PET) de Língua Portuguesa, elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG), para guiar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da educação básica da rede pública estadual de Minas Gerais, durante o Regime de Estudos não Presenciais (REANP), ocasionado pela pandemia da Covid-19. O arcabouço teórico deste projeto respalda-se nas concepções estabelecidas por Bakhtin (1997), Possenti (2002, 2013) e Alves Filho (2005, 2006) acerca da noção de autoria, relacionando-as com o conceito de responsabilidade enunciativa (PASSEGI, 2010; ADAM, 2011), com enfoque nos mecanismos linguísticos-enunciativos estabelecidos por Koch (2007) e Bronckart (2009). Para a consecução dos objetivos, a base metodológica selecionada configura-se na pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e descritiva, que permitirá interpretar, conceituar e descrever os dados a serem extraídos, a fim de descrever o funcionamento da autoria e a responsabilidade enunciativa manifestados no/pelo discurso estabelecido por um material didático elaborado para guiar o ensino e a aprendizagem de conteúdos da educação básica de estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais, durante o período de ensino remoto.

Palavras-chave: Funcionamento da Autoria; Responsabilidade Enunciativa; Mecanismos linguísticos-enunciativos; PET de Língua Portuguesa. 

Referências:  ADAM, J. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. revista e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES FILHO, Francisco. A autoria institucional nos editoriais de jornais. Alfa, São Paulo, 50(1): 2006, p. 77-89. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1396 >. Acesso em: 13 mar. 2021.

ALVES FILHO, Francisco. A autoria nas colunas de opinião assinadas da Folha S. Paulo. 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: [s.n], 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270787 >. Acesso em: 13 mar. 2021.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. O problema do herói na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 25-215.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. O problema do texto. In: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 327-359.

BRONCKART, Jean-Paul. Os mecanismos enunciativos. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2009, p. 130-133.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2007.

PASSEGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M.; BENTES, A. C. (Orgs.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

POSSENTI, Sírio. Indícios de autoria. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 01, p. 105-124, jan./jun, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10411/9677./0>. Acesso em 24 fev. de 2021.

POSSENTI, Sírio. Notas sobre a questão da autoria. Matraga, Rio de Janeiro, v. 20, n. 32, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/19851/14283>. Acesso em: 24 fev. de 2021.