CED - Círculo de Estudos do Discurso
Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL
Dr. Luiz Eduardo Mendes Batista
Doutorando
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018). Possui graduação (2005) e Mestrado em Linguística (2008) pela mesma universidade. Realiza pesquisas ancoradas em teorias do discurso e do texto, com ênfase na relação entre gêneros do discurso e ensino de língua portuguesa. Tem colaborado em discussões, especialmente no Distrito Federal, sobre currículo e políticas de ensino de língua portuguesa. Professor efetivo da Fundação Educacional de Brasília/DF. Tem se dedicado a projetos de extensão relacionados aos seguintes eixos: formação de professores de língua portuguesa; leitura e produção de textos de alunos da educação básica.
E-mails: luizedumb@yahoo.com.br
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2888084287976955
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4427-376X
LINK DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFU_52d09a98c9cb57d52886514512507bd4
PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim
Título: A articulação de vozes sociais em produções de gêneros discursivos na escola
Resumo: Nesta pesquisa, busco investigar como os alunos se apropriam de vozes sociais quando produzem gêneros discursivos na escola. Partindo de noções bakhtinianas como esfera social, gêneros discursivos e heterodiscurso (BAKHTIN, 2003; 2015; 2016), analiso produções escritas de alunos de uma escola pública de Brasília, tendo em vista as condições socioideológicas em que realizaram suas produções, a fim de apreender o modo como tais alunos dialogam com outros atores sociais e seus dizeres, bem como com a esfera escolar e as coerções (im)postas por ela. De modo geral, foi possível observat, até o momento, tanto processos de (quase) apagamentos e sedimentação de vozes sociais – cópia, silenciamentos etc. –, quanto de abertura – ainda que timidamente – a tais vozes sociais.
Palavras-chave: Prática discursiva; semântica global; identidade discursiva; música; Racionais MC’s.
Referências: