CED - Círculo de Estudos do Discurso
Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL
Olden Hugo Silva Farias
Doutorando
Formou-se em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); tem especialização em Linguística (Leitura e produção textual) pelo Instituto Superior de Educação Santo Agostinho (2010) e é mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2015). Em 2016, publicou o primeiro livro, “Vende-se amor”, uma seleção de contos curtos. Em 2021, publicou “Para falar em público: 20 fundamentos da oratória”. Atualmente leciona nos cursos do Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. É doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculado à linha de pesquisa “Linguagem, Sujeito e Discurso”, desenvolvendo pesquisas sobre argumentação no discurso.
E-mail: olden.farias@ufu.br
LINK DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15479
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5941886241678375
ORCID:
PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim
Título: A potência do argumento: argumentação em materiais didáticos de Língua Portuguesa no PNLD 2021
Resumo: A Reforma do Ensino Médio está submetendo a Educação Básica no Brasil a mudanças drásticas, em função de de leis nacionais que alteram o currículo e os livros didáticos. Esta pesquisa deseja investigar essas alterações estruturais, realizando uma análise documental comparada de materiais didáticos de Língua Portuguesa na transição para o Novo Ensino Médio, a fim de verificar as alterações nas metodologias de ensino-aprendizagem, no que se refere aos modos de argumentação. Serão analisados os livros e materiais didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021 Novo Ensino Médio e os livros selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018 (imediatamente anterior à reforma), considerando o atrelamento desses programas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Essa análise tem como maior objetivo examinar as estratégias adotadas pelos materiais para o ensino da argumentação, entendida como fato da língua interacional na circulação dos gêneros textuais. O Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), bem como as teorias da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2018) e a Teoria da Argumentação na Língua (DUCROT, 1999) oferecem a fundamentação teórica adequada à análise das obras didáticas em seu propósito de ensino de Língua Portuguesa que considera essencial o trabalho com gêneros e mecanismos textual-discursivos. Os estudos de Bakhtin e o Tratado da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca são igualmente percursos necessários a esta pesquisa, que envolve gênero e argumentação e que pretende aclarar as transformações por que passa agora o ensino de língua materna.
Palavras-chave: Argumentação no discurso; argumentação na língua; interacionismo sociodiscursivo; ensino de língua portuguesa; material didático.
Referências: