CED - Círculo de Estudos do Discurso

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/CNPq
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL 

Viviene Garcia de Figueiredo

Mestranda

Bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua pesquisa visa demonstrar, a partir do quadro teórico-metodológico proposto por Dominique Maingueneau, como o grupo de rap Racionais MC´s (re)cria uma identidade discursiva de resistência no campo político-cultural que influencia os jovens de periferia. No que se refere à atuação profissional, trabalhou por 11 anos como suporte de sistemas e gerente de projeto na multinacional IBM (International Business Machines) e, mais recentemente, em 2019, participou da produção de material didático de Português e Inglês da Escola Vereda (Santo André, SP).



E-mails: viviene.garcia@ufu.br      -     gvyvyene@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1678564922238795

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6495-4514



PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Orientadora: Dra. Fernanda Mussalim

Título: "Entrei pelo seu rádio, tomei, cê nem viu": uma análise da constituição da identidade discursiva do grupo Racionais MC'S

Resumo: Neste projeto, pretendo analisar o processo pelo qual o grupo de rap Racionais MC’s constrói sua identidade discursiva no campo político-cultural, influenciando não apenas os jovens da sua própria comunidade, na sua maioria jovens negros da periferia urbana, mas também alcançando instituições de legitimação da língua, quando, por exemplo, seu álbum Sobrevivendo no Inferno (1997) foi transformado em livro em 2018 pela editora Companhia das Letras e se tornou leitura obrigatória para o vestibular de 2020 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com base no quadro teórico da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente a partir de contribuições de Dominique Maingueneau (2008), assumo, como hipótese inicial desta pesquisa, que o posicionamento do grupo Racionais MC’s no campo político-cultural em que se inscreve é de contracultura. A partir disso, busco descrever qual é o sistema de restrições semânticas que define a identidade discursiva desse grupo, analisando canções, capas de CD, entrevistas e shows.

Palavras-chave: Prática discursiva; semântica global; identidade discursiva; música; Racionais MC’s.

Referências: